Blog de Paço do Lumiar

Radar Luminense

A nova cara da mídia

O público precisa de jornais com foco na diversidade urbana, esportes, entretenimento, cultura, política e religião. Para obter o máximo de eficiência, a direção da publicação planeja incentivar funcionários e revisores a interagir com o público. O jornalismo baseado na convivência democrática permite que pessoas de todas as classes e esferas da vida tenham um fórum de discussão.

A interactividade, o dinamismo e uma redacção aberta à comunicação, à participação e à cooperação permitirão ao jornal desempenhar um papel de destaque ao nível de todos os sectores da sociedade.

Sistema de educação

Acontecimentos e ocorrências também fazem parte da vida escolar, é importante que os alunos saibam o que está acontecendo no município, no estado do Maranhão, no próprio país e no mundo. Essas informações e incidentes são coletados durante as discussões e trabalhos em grupo, a fim de informar e familiarizar os alunos com as questões políticas e sociais mais importantes.

Esse conhecimento é muito importante, pois a escola acredita que os alunos formam opinião, participam da sociedade como cidadãos e não vivem isolados dos problemas sociais.

Que uma pessoa

Jornalista e professor, um dos pais do jornalismo no Brasil – L. Beltrão, acredita que ao avaliar os fatos a serem publicados, o jornalista deve sempre ter em mente a política editorial, a orientação ideológica do jornal em que trabalha e o público a quem ele se dirige.

Segundo o sociólogo francês E. Neveu, a política editorial pode consistir em atitudes políticas amplas, na escolha do tipo de informação, na interpretação dos fatos que favorecem a publicação. Em qualquer artigo, isso se expressa na escolha dos fatos a serem avaliados. Ele afirma que publicar um jornal é uma das ações mais importantes que uma pessoa pode realizar para cobrir questões socialmente significativas.

Política editorial é a posição do jornal sobre esta questão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *